Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Silvio Santos

Colaborador do Gentedeopinião, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com

COSTA MARQUES: Belas sambistas na Unidos do Guaporé

A escola de samba de Costa Marques é melhor que algumas de PVH

23/02/2012 - [05:49] - Cultura

 

O carnaval de rua de Costa Marques é um dos melhores do estado de Rondônia, pois acontece durante 5 dias com desfiles de escolas de samba e blocos espontâneos (aqueles que são formados praticamente na hora ou durante a festa). A prefeita Jakeline e sua equipe com destaque para o secretário de turismo João Hilário instalou na avenida Chianca, uma estrutura digna de grandes eventos, dotada de arquibancadas (tubulares), palco coberto além de barracas para comercialização de bebidas e guloseimas. “A prefeitura realmente investe no nosso carnaval”, elogiava o artista plástico Homero. Na última noite 21, quem animou as centenas de foliões foram as bandas: “Gonçalves Music” que é de Costa Marques e a “K Pra Nós” de Vilhena. Desde as primeiras horas da noite as marchinhas e os axés passaram a ecoar com a realização da matine para as crianças, que compareceram em sua maioria fantasiadas. A cada minuto as arquibancadas iam recebendo mais pessoas que chegavam para apreciar o desfile da escola de samba “Unidos do Guaporé”. Enquanto isso, a equipe da Secel comandada pela Gerente de Cultura Bebel distribuía material publicitário que chama atenção para o centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A prefeita Jakeline disse do prazer em investir na cultura popular de seu município. “Investir na cultura é dar ao povo, condições de conhecer melhor a nossa história”. Um dos mais elogiados, tanto pela prefeita como pelos dirigentes da escola de samba foi o deputado Lebrão que estava presente juntamente com o prefeito de são Francisco


 Unidos do Guaporé

A apresentação da escola de samba Unidos do Guaporé com o tema: “Vem ser uma criança feliz” de autoria da baluarte da cultura no Vale do Guaporé Marineide Gonçalves surpreendeu não só a este repórter, como o presidente da Fesec Ariel Argobe e a equipe da Secel pela beleza das fantasias, samba no pé, organização, bateria e principalmente pela beleza das sambistas. “Costa Marques sem sombra de dúvidas, é o município cuja escola de samba se apresenta com as mulheres mais bonitas do interior do estado de Rondônia”, disse Ariel. Talvez seja por isso, prosseguiu, que esta cidade já colocou por dois carnavais, sua representante como Rainha do Carnaval de Porto Velho. O presidente Cliuson Gonçalves colocou na passarela do samba uma escola de samba que não fica nada a dever às grandes agremiações da capital. “Mais uma vez não tivemos tempo para confeccionar as alegorias, mesmo assim, nossa escola está bonita”, comentou emocionado o presidente Cliuson.

Ficha Técnica
Enredo: Vem ser uma criança feliz
Autores – Letra: Marineide Gonçalves
Música: Cabeça, Bebe, Tili e Catchola
Mestre Sala – Cezar Evangelista
Porta Bandeira – Alessandra Barros
Apoio: Prefeitura de Costa Marques prefeita Jakeline e Governo do estado de Rondônia

 



 Está provado, quando se tem apoio oficial fica mais fácil se realizar um grande e bonito espetáculo cultural.

 

*********
Assim aconteceu no carnaval deste ano, em pelo menos dez cidades do estado de Rondônia.

 

*********
O secretário da Secel cumprindo indicação do governador Confúcio Moura firmou convênio com a Fesec de repasse financeiro para apoiar os carnavais dessas dez cidades, entre elas, Porto Velho, Ariquemes, Guajará Mirim, Rolim de Moura, Costa Marques, Cacoal, Itapuã e mais três distritos de Porto Velho do Baixo Madeira.

 

**********
Para o amigo leitor fazer idéia da importância dessa ajuda financeira. Na viagem para Costa Marques encontrei o Oliveira do samba que mora em Ariquemes e ele fez questão em me dizer da sua felicidade.


**********
Oliveira que é músico ritimista e cavaquinista esta tão feliz, que para elogiar o governo estadual e em a particular a Secel, conseguiu convencer uma senhora que ia na poltrona ao seu lado, a me ceder o lugar só para falar de sua emoção em voltar a colocar sua escola de samba para desfilar em Ariquemes.

 

**********
Eu não estava me dando bem com o doutor Confúcio desde quando ele parou de apoiar o carnaval quando era prefeito de Ariquemes, porém, confessou Oliveira, fui cumprimentá-lo e agradecer a ele o apoio a nossa escola de samba, quando ele esteve em Ariquemes no final de semana conversando com os professores.


*********
Tão vendo o que proporciona o apoio governamental a uma entidade cultural!

 

*********
Bom! Em Costa Marques o negócio é diferente pois, a prefeita Jakeline apóia realmente a cultura popular. Basta lembrar a Festa do Divino realizada ano passado.

 


 

*********
Este ano, entre todos os municípios que nossa equipe ou a equipe da Secel comandada pela Bebel visitou, o que melhor investiu no carnaval foi o de Costa Marques. “Ô turma boa de cultura popular”, comentava Luzia esposa do artista plástico Homero.

 

**********
E as mulatas sambistas da Unidos do Guaporé! É mulher gostosa pra ninguém botar defeito. As sambistas de Costa Marques são no estilo Musa do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

**********
Dinho o primeiro “damo” é super envolvido com as ações da prefeitura. No carnaval ele ajuda o locutor apresentador, canta marchinha e organiza a avenida. É o homem dos sete instrumentos e mais sempre nos recebe muito bem. Obrigado Dinho!

 

*********
Dona Mrineide, essa é minha amiga de verdade, é responsável por todo movimento cultural que acontece em Costa Marques.


*********
Enquanto isso em Porto Velho o CarnaLeste mais uma vez “bombou” com tanta gente desfilando e apreciando na avenida Amador dos Reis. Nossa colaboradora “Katraquinha” Ana Célia, nos informou que a homenagem que o Sidney coordenador do evento fez ao Manelão emocionou muitos, inclusive a presidente da Banda Siça que compareceu com sua equipe e levou o “Bonecão” com o Lamego sendo o manipulador.

 

**********
Chicão da Secel discursou sobre o Carnaval Centenário da Madeira Mamoré e enaltecendo o governador pelo apoio aos blocos e escolas de samba de todo o estado de Rondônia. “Fala demais esse Chicão”


**********
Siça agradeceu a homenagem e deu a partida do CarnaLeste.

 

*********
Todos estranharam ausência do presidente da Fundação Iaripuna, da Corte do Rei Momo e da equipe coordenadora do Carnaval.

 

**********
Será que ficaram com medo de ter que escutar o que não deveria ter escutado no Baile Municipal?

 

*********
Vi o Tatá na tarde de terça feira no Kagalho. Será que o caldo preparado pelo Leo Santana deu dor de barriga no presidente da Iaripuna?

 

**********
Já na casa da dona Yolanda sede do Galo da Meia Noite, Segismundo e a Luciana ofereceram um saboroso Pirararucu como almoço. Tinha Pirarucu desfiado, frito, no caldo e moqueca! Dizem que a Yalle Dantas juntamente com o Duran foram os que mais utilizaram a “concha”.

 

**********
É, se não fosse os desfiles das escolas de samba, que vai acontecer no próximo sábado da 25, e o desfile do bloco dos PMs “Tô de Folga”, o carnaval em Porto Velho já teria terminado.

 

**********
Sendo assim, não podemos nem cantar aquele refrão: “Ai quarta feira ingrata, chega tão depressa, só pra contrariar...”

 

ARTE - MÁRCIO BORTOLETE
 


********
Ontem foi o aniversário do meu amor Ana Célia Parabéns minha viúva!


*********
Fui campeão em Rolim de Moura como carnavalesco e como compositor pela escola e samba Falcões do Planalto. Se Deus quiser, o primeiro de uma série de títulos em 2012. Tô na estrada de Volta a Porto Velho.

 

Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

redacao@gentedeopiniao.com.br | gentedeopiniao@gmail.com
Rua Quintino Bocaiuva,3108 - Sala B - Porto Velho - Bairro: Olaria - CEP: 78900-000 - Porto Velho - RO
É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião
Diretor Comercial: Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsável: Luka Ribeiro - Fone: (69) 9981 9082 e (69) 9262 2007
Desenvolvimento: Rodrigo Goes e Alisson Cleiton